Parece coisa do século 19, mas esse tipo de comentário / julgamento, ainda existe. A VERDADE, é que algumas pessoas, na tentativa infantil de se justificarem ou, em alguns casos, administradores justificando algum tipo de bloqueio, difundem essas "falácias".
O que acontece, é que o grande causador de qualquer "defeito" ou invasão, é o próprio ser humano. Seja ele agindo como um criminoso (ao invadir) ou apenas não tendo os devidos cuidados. Nessa série NAVEGAÇÃO SEGURA, apresentarei algumas dicas, para que sua navegação seja tranquila e para que não tenha problemas futuros. Vamos lá?
PARTE 1 - MENSAGENS INSTANTÂNEAS
Um programa de mensagens instantâneas, como MSN, GTalk ou Yahoo Messenger, é um programa que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real.
No Brasil, o mensageiro mais utilizado é o Windows Live Messenger, com mais de 32 milhões de usuários.
Onde está a ameaça?
- Pessoas mal intencionadas podem tentar obter informações suas informações pessoais em uma simples conversa.
- Mensagens de conteúdo ofensivo.
- Links e arquivos contendo malwares podem ser enviados mesmo por amigos, sem seu consentimento.
Como se prevenir?
- Nunca divulgue suas informações como endereço ou telefone para desconhecidos.
- Sempre desconfie de mensagens "fora do contexto", recebidas dos seus contatos. Eles podem estar "contaminados" sem saber.
- Caso receba mensagens de conteúdo ofensivo, salve o histórico da conversa, reúna as evidências e procure um advogado para tomar as medidas legais cabíveis.
- Não aceite arquivos de extensões .zip, .rar e .exe, a menos que esteja 100% seguro de que quer recebê-lo e sabe do que se trata. Lembre-se de ativar a verificação de vírus. Para isso, vá até Ferramentas > Opções > Transferência de Arquivos, habilite a opção “Verificar se há vírus nos arquivos usando:” e selecione o antivírus instalado no seu computador.
Até a próxima.